
Por Pe. José Marcos Silva de Lima
Diretor de estudos do Seminário de São Pedro
Desde quando decidi estudar os fenômenos religiosos, através das Ciências da Religião, vejo que esta área do saber não é somente uma a mais no repertório universitário. As Ciências da Religião, possibilita ao acadêmico, pesquisador ou estudante, um caminho multidisciplinar de conhecimento de temas que são basilares para o aprofundamento da própria área de estudos. Entre esses temas está o da busca pelo sentido da vida que as religiões podem oferecer ao ser humano.
Sabemos que cada ciência se fundamenta em teorias que por sua vez fundamentam as práticas do exercício acadêmico. Nas Ciências da Religião o conceito de Hierofania é um dos fundamentos para se poder estudar o fenômeno religioso. O que é então hierofania?. Mircea Eliade, um dos maiores historiadores da religião e um pensador que mais contribuiu para o campo das ciências da religião é que nos dá a resposta. Na sua obra célebre, Tratado de história das religiões (1949) ele assim define Hierofania:“ hierofania é uma característica universal da religião, que permite ao ser humano entrar em contato com o sagrado e experimentar a sensação de transcendência e significado existencial” (Eliade, 1949).
A hierofania na prática pode acontecer de diversos modos. Aparecimento de deuses ou entidades espirituais de forma física, uma experiência mística como a levitação, a ocorrência de um milagre em algum local considerado sagrado, etc. Como vimos, a hierofania pode ser percebida de diversas formas.
Antes de concluirmos é importante sabermos que a própria etimologia da palavra hierofania já denota que o termo tem a ver com alguma coisa que é tida como sagrada. Hieros, do grego, significa manifestação sagrada. Assim, toda Religião tem suas hierofanias. O exemplo de hierofania no catolicismo romano são as aparições da virgem maria, que tornam os lugares dessas aparições, territórios sagrados e a partir deles, se formam muitas peregrinações de fiéis que acreditam que indo em tais locais alcançarão graças, favores e a atitude de consciência da própria religiosidade.
Esse artigo bastante introdutório visa despertar um interesse por essa área do conhecimento, chamada ciências da religião, tão necessária nesse tempo pós secular, tão plural, no qual o interesse pela religião permanece vivo no interior de tantas pessoas que buscam dar sentido à vida por um caminho de transcendência. E esse caminho pode ser oferecido pela experiência religiosa que abre a possibilidade de ver o mundo e a vida com horizontes mais amplos e cheios de sentido para a existência.