SSP-Rivaldo-Jr-scaled.jpg

HISTÓRIA

O Seminário de São Pedro foi fundado oficialmente em 15 de fevereiro de 1919, pelo segundo bispo de Natal, Dom Antônio dos Santos Cabral. A criação do Seminário retomava a iniciativa que ocorrera em 1912, quando primeiro bispo de Natal, Dom Joaquim de Almeida, fundou o “Seminário Diocesano”. Esta primeira experiência logrou êxito até 1916, quando foi fechado o seminário. O fechamento ocorreu no contexto da vacância pela qual a diocese passou, quando Dom Joaquim, motivo de enfermidade, renunciou a diocese. Esteve na reitoria do seminário neste período o Mons. Alfredo Pegado, auxiliado pelos padres da Sagrada Família.

A turma que abriu o Seminário de São Pedro contava com 12 alunos. O pavimento superior do anexo à esquerda da igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo), funcionou como primeira casa de formação. No ano de 1924, os seminaristas foram para um sítio, nas proximidades da atual Catedral Metropolitana. O Seminário só recebeu instalações definitivas em 1930, quando por iniciativa do então bispo Dom Marcolino Dantas, foi dado início à construção a prédio na Av. Campos Sales. A obra foi concluída em 1933.

A crise vocacional que atingiu muitos seminários brasileiros no contexto pós-conciliar atingiu também o Seminário de São Pedro, que permaneceu fechado de 1967 a 1976. No dia 10 de fevereiro de 1977 foi reaberto o Seminário Menor. Por sua vez, o Seminário Maior foi reaberto em 8 de março de 1985. Após a reabertura, o Seminário teve vários endereços, enquanto o casarão da Av. Campos Sales, esteve alugado ao governo de Estado por um longo período. Somente em 1997 o seminário voltou ao seu antigo endereço, depois da retomada e reforma do “casarão de ouro” (como ficou conhecido o prédio do seminário), onde permanece até a atualidade.

Ao longo de seus mais de cem anos de história, o Seminário de São Pedro obteve um exponencial crescimento. Dentre os frutos desse esforço, abraçado por bispos e reitores, figuram nomes que foram e ainda são marcantes para a Santa Igreja, como o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, de saudosa memória. O seminário já ajudou a formar 12 bispos, sendo que seis deles assumiram, posteriormente, o pastoreio da Arquidiocese de Natal, inclusive o atual arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. O Seminário de São Pedro também já formou uma gama de sacerdotes que, ao longo de décadas, vem ajudando a edificar a Igreja de Natal.

No decorrer dos anos, o Seminário de São Pedro tem oferecido à sociedade potiguar um rico legado social e cultural. Além de gerar muitos sacerdotes para a igreja de Natal, foi o berço cultural de muitos homens ilustres da sociedade potiguar. Entre os ex-alunos encontra-se figuras de destaque nos campos artístico, político e acadêmico.

download.png

Diretor de Formação Espiritual

Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz

LISTA DE SEMINARISTAS – 2024