top of page

FestCom celebra 25 anos da Pastoral da Comunicação


A Pastoral da Comunicação celebra, nestes dias 20 e 21 de junho, os 25 anos de implantação na Arquidiocese de Natal. A comemoração do Jubileu de Prata da Pascom vai acontecer no próximo dia 20 de agosto, no Centro Pastoral Dom Jaime Vieira Rocha, na Ribeira, com a realização do FestCom - Festival da Comunicação. O evento vai contar com a participação do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius.


A criação da Pascom na Arquidiocese de Natal foi oficializada por ocasião do I Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, ocorrido nos dias 20 e 21 de junho de 1998, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. O objetivo principal do encontro foi estudar o significado da Pascom. Participaram do momento 17 pessoas, que representavam 15 paróquias do território arquidiocesano.


A Pascom da Arquidiocese de Natal surgiu após uma iniciativa do então arcebispo metropolitano, Dom Heitor de Araújo Sales, que, em 1996, enviou agentes de pastoral para participar de um curso de Comunicação para Pastoral, oferecido pelo CELAM. A atual coordenadora do Setor de Comunicação, Cacilda Medeiros, foi uma das participantes, realizando sua formação na Pontifícia Universidade Católica do Chile. A Arquidiocese de Natal também foi representada por Francisco Morais, que estudou na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.


Após o retorno desses funcionários a Natal, foram montadas as bases para a criação da Pascom, com a apresentação da pastoral ao clero arquidiocesano e visita às paróquias, para formação das equipes, durante o ano de 1997 e início de 1998, até a relização do I Encontro Arquidiocesano.


Atualmente, a Pascom está presente em, pelo menos, 110 paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese de Natal. A Pastoral da Comunicação tem como missão colaborar com a ação e presença da Igreja nos ambientes comunicacionais, além de auxiliar as comunidades nos diversos processos de comunicação, como a gestão de redes sociais, cobertura de eventos, transmissão de celebrações, produção de informativos, dentre outros, sempre tendo em vista a evangelização, de maneira transversal.


Na Arquidiocese de Natal, a Pascom está organizada como um segmento do Setor de Comunicação e sua coordenação é exercida por uma comissão formada pelo articulador arquidiocesano, Cezar Barros, pelas funcionárias do Setor de Comunicação, Cacilda Medeiros e Luiza Gualberto e pelos assessores eclesiásticos, Pe. Antonio Roberto e Diác. José Bezerra.


FOTO: Aldair Dantas

Comments


bottom of page