Arquidiocese vai celebrar 60 anos da Campanha da Fraternidade

A Arquidiocese de Natal montou uma programação especial para celebrar os 60 anos da Campanha da Fraternidade, que vai ser desenvolvida no decorrer de 2024. A primeira atividade acontecerá no próximo dia 27 de abril, na cidade de Nísia Floresta, berço da Campanha da Fraternidade. Às 17h, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, será celebrada a missa em ação de graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Natal e pela Rádio Rural – 91.9 FM. Todas as paróquias da Arquidiocese são convidadas a organizarem caravanas e participarem da celebração, que também contará com a participação das pessoas que irão no “Trem da Fraternidade e da Esperança”.

Em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o trem sairá da estação da Ribeira, em Natal, às 14 horas, com destino a Nísia Floresta. No trem, irão 500 pessoas, representantes de 20 paróquias localizadas nas imediações da linha ferroviária.

A primeira experiência da Campanha da Fraternidade aconteceu na Arquidiocese de Natal, mais precisamente, na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, por iniciativa do então administrador apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. No ano seguinte, a experiência foi adotada por outras dioceses da Região Nordeste e, em 1964, foi assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).