Ex-coordenador da Pascom na Arquidiocese de Natal vence Prêmio de teses da CNBB
- pascom9
- há 3 dias
- 2 min de leitura

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou, neste domingo, 23, os vencedores da 55ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. A cerimônia de premiação foi gravada em outubro, no Teatro Tucarena, em São Paulo e veiculada pelos canais de televisão de inspiração católica.
O jornalista Cezar Barros, que coordenou a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal, entre dezembro de 2020 e maio de 2025, foi o vencedor do Prêmio Papa Francisco, na categoria Tese, pela pesquisa desenvolvida no doutorado em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A tese do ex-coordenador da Pascom teve como objeto de estudo a Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal (RECAN). Ele propôs um modelo de "Pascom em rede", inspirado nas práticas da RECAN. Em sua pesquisa, também realizou um resgate histórico da comunicação institucional arquidiocesana e analisa a participação da Pascom nos processos midiáticos da Arquidiocese.
Ao receber o Prêmio do presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e Bispo da Diocese de Campo Limpo, Dom Valdir José de Castro, SSP, Cezar agradeceu pelo reconhecimento e dedicou o prêmio a todos que fazem a Pastoral da Comunicação no Brasil e, de modo especial, na Arquidiocese de Natal.
A tese, intitulada "Participação da Pastoral da Comunicação (Pascom) em processos midiáticos da Igreja católica: práticas comunitárias da Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal (RECAN) - RN" foi defendida em abril de 2024 e está disponível no Repositório de Teses e Dissertações da UFRN.
Para o jornalista, receber o prêmio coroa sua trajetória como pesquisador e agente de pastoral. "Esse prêmio me deixa muito feliz, porque valoriza o encontro de duas realidades que permeiam a minha vida: a da universidade, onde trabalho e trilhei meu percurso acadêmico, e a da Igreja, onde sirvo a Deus a partir dos meus dons", destaca o premiado.
Cezar Barros é servidor concursado da UFRN desde 2008. Em 2013 tornou-se jornalista da Instituição, atuando como produtor, editor e apresentador do Jornal do Meio-dia, da rádio Universitária. Toda a sua trajetória acadêmica, graduação, mestrado e doutorado, foi desenvolvida na UFRN. Na Igreja, coordena o GT Formação da Pascom Brasil e integra o Núcleo de Formação da Pascom Arquidiocesana, além de servir no Encontro de Jovens Amigos de Cristo (Ejac), da Paróquia de São Francisco de Assis, no conjunto Cidade Satélite, em Natal.








