ARTIGO - Os Papas e a Igreja de Natal
- pascom9
- há 13 horas
- 2 min de leitura

Pe. José Freitas Campos
Do clero da Arquidiocese de Natal
A data 8 de maio de 2025 passou a ser um referencial histórico para a Igreja Católica do mundo inteiro. O Colégio dos Cardeais escolheu Robert Prevost, de dupla nacionalidade (norte-americana e peruana), para ser o 267º sucessor de Pedro e Bispo de Roma.
Por mais de cem anos, a Província Eclesiástica do Rio Grande do Norte, foi favorecida com a benevolência dos Papas que ao longo de seus pontificados contribuíram para o crescimento da fé e organização da Igreja em nosso estado. Isso denota a proximidade do seu pastor com seu rebanho.
Em 1909, o Papa Pio X, criou a Diocese de Natal/RN, desmembrando-a integralmente da Diocese da Paraíba, e nomeando como o seu primeiro bispo um potiguar, natural da cidade de Goianinha/RN, D. Joaquim Antônio de Almeida (1910-1915). Este, na condição de emérito, permaneceu em terras potiguares até o seu falecimento. Os seus restos mortais repousam na antiga catedral de Nossa Senhora da Apresentação.
No ano de 1934, o Papa Pio XI, criou a Diocese de Mossoró/RN, no dia 28 de julho de 1934, nomeando como o seu primeiro bispo um catarinense de Brusque/SC, que depois foi transferido para Belém do Pará e faleceu como cardeal arcebispo do Rio de Janeiro/RJ. O seu pastoreio deixou marcas profundas em toda região Oeste.
Coube ao Papa Pio XII criar a Diocese de Caicó/RN e nomear como o seu primeiro bispo, D. José de Medeiros Delgado, natural de Pombal/PB. Este foi responsável pela organização e estruturação da nova diocese. O Papa Pio XII também foi responsável por elevar a Diocese de Natal/RN a Arquidiocese, em 1952, nomeando D. Marcolino Dantas como primeiro Arcebispo Metropolitano.
Em 1991, aconteceu em Natal/RN, o XIIº Congresso Eucarístico Nacional, o que culminou com a presença do então Papa João Paulo II. Na ocasião, foi ele o responsável por inaugurar, na cripta da catedral, a capela do Santíssimo Sacramento. Coube também a ele proclamar Beatos, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, nos anos 2000.
No ano de 2017, no pontificado do Papa Francisco, tivemos a alegria de termos inseridos no Calendário Litúrgico da Igreja os Protomártires do Brasil e Padroeiros do estado do Rio Grande do Norte. Com o Papa Francisco, a Província Eclesiástica do RN, ganhou uma nova configuração com as nomeações do Arcebispo D. João Santos Cardoso (Natal), D. Francisco de Sales Alencar Batista (Mossoró) e D. Antônio Ranis (Caicó).
Por último, caberá ao novo Papa, Leão XIV, apreciar o relatório sobre a “Criação de Novas Dioceses para o RN”, dando o seu parecer final. O Projeto tramita na Nunciatura Apostólica do Brasil que encaminhará ao Dicastério dos Bispos e Dioceses, para a apreciação do Papa.