ARTIGO - Monsenhor Pinto e a paróquia de São José de Angicos
- pascom9
- há 5 horas
- 2 min de leitura

Pe. José Freitas Campos
Monsenhor Francisco das Chagas Pereira Pinto, um nome que marcou significativamente a paróquia de São José de Angicos/RN, na região central do estado do Rio Grande Norte.
DE QUEM ESTAMOS FALANDO? De um sacerdote que nasceu na Fazendo São Francisco, município de Gaspar Lopes, atualmente Pedro Avelino/RN, no ano de 1926, cujo centenário de nascimento estamos celebrando neste ano de 2026. Em Angicos/RN, foi alfabetizado e concluiu o Curso Primário. Posteriormente, ingressou no Seminário São Pedro, em Natal/RN, no ano de 1945. Em Fortaleza/CE, no Seminário Maior da Prainha, estudou filosofia e teologia.
Foi ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1955, por D. Eugênio de Araújo Sales, bispo auxiliar de Natal, na catedral de Nossa Senhora da Apresentação. Após a sua ordenação passou pelas paróquias de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, e Santa Teresinha e Nossa das Graças, em Tirol – Natal/RN.
CURIOSIDADE: Com a nomeação de Pe. Manuel Tavares de Araújo para bispo diocesano de Caicó/RN, que à época estava pároco de Angicos, o Pe. Pinto foi nomeado, em 1959, pelo Papa João XXIII, para substitui-lo com o título de vigário pontifício, título este que era atribuído aos padres designados para substituir sacerdotes eleitos bispos, de acordo com o Direito Canônico de 1917.
Por esse motivo, nenhum outro bispo poderia transferi-lo, por isso ele permaneceu na paróquia de São José de Angicos, por quase cinquenta anos (1959-2008). Já o título de monsenhor foi outorgado pelo Papa João Paulo II, no ano 2000.
PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DE ANGICOS – HISTÓRICO: A capela de São José de Angicos/RN, construída em 01 de janeiro de 1813, inicialmente, pertencia a jurisdição da freguesia de São João Batista de Assú/RN. Com a criação da paróquia de Santana do Matos, em 1821, passou a pertencer a referida paróquia.
Em 13 de outubro de 1836, foi criada a paróquia de São José de Angicos/RN, que celebra, neste ano de 2026, 190 anos de sua instalação, tendo como primeiro pároco Pe. Manuel dos Santos Morais Pereira Leitão (1836-1838).
Que Deus abençoe e ilumine os anglicanos, de ontem e de hoje, por celebrarem esta caminhada jubilosa do povo de Deus, como peregrinos da esperança, construindo a história.








