top of page

ARTIGO - Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29)


ree

Diácono Paulo Gabriel Batista de Melo 

Capelania Nossa Senhora do Loreto

Ordinariado Militar do Brasil – Parnamirim (RN)

 

         Esta bela afirmativa de João, o Batista, nos revela muito sobre a cristologia. Também recordo as últimas palavras do nosso querido Papa Bento XVI, “façam o sacrifício de ler a Palavra de Deus”, uma exortação dirigida a seu povo católico. Os católicos leem pouco a Palavra, em um país que se lê tão pouco, 3,9 livros por ano, enquanto a média na França é perto de 20, Deus tem ido nas igrejas evangélicas buscar homens e mulheres de Deus que queiram levar o Evangelho.


            Doutor e Ph. D. em teologia, Scott Hahn é um autor da Idade Contemporânea, também é teólogo católico e estadunidense, Doutor e PhD em teologia, que quando era pastor presbiteriano, utilizava todas suas forças para converter as pessoas da nossa igreja – Católica - para o a sua congregação evangélica, até que ele mesmo veio a converter-se ao catolicismo adentrando em uma Santa Missa, ouviu o padre dizer com a Hóstia Elevada,  “EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”, isto foi o início de sua conversão. Depois deste evento ele se tornou um dos maiores pregadores católicos dos EUA e do mundo. Uma de suas obras  Rome Sweet Home -  Todos os Caminhos vão dar a Roma - ele foi escrito com a sua esposa, e hoje, é professor em uma Universidade Franciscana nos EUA, em Steubenville.


            Já que nós católicos nos recusamos a leitura da Sagrada Escritura, Deus tem que buscar entre aqueles que estão abertos ao seu convite de “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”, pois, não é possível pregar sem conhecer a Palavra, como disse a Dei Verbum, Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II, “o desconhecimento das escrituras, é o desconhecimento do próprio Deus”.


            O Dr. Scott Hahn, “é bacharel em Artes com especialização tripla em Teologia, Filosofia e Economia, seu mestrado em Divindade e seu Ph.D. em Teologia Bíblica”, um cientista da teologia de peso. Afirma, ainda, o site que “O pós-doutor é casado com Kimberly desde 1979, com quem teve 6 filhos” e pela graça de Deus, um de seus filhos é um ordenado sacerdote católico”, e como sempre obedeceu à Deus na questão de ter filhos, ele já tem 18 netos. Ele é muito renomado no mundo acadêmico, “É conhecido hoje como um autor best-seller de dezenas de livros católicos, mas não foi assim que sua trajetória de fé começou”, assim como São Paulo, o grande missionário, ele já estava pronto, e como nós católicos nos recusamos ao aprofundamento da Palavra, Deus tem ido buscar entre os irmãos protestantes.


            Não foi uma trajetória diferente da de São Paulo, que perseguia e matava cristãos, Scott também perseguia cristãos, “O mais curioso não é que sua trajetória tenha sido na igreja protestante, mas que ele fosse um inimigo do catolicismo”, ele pregava contra a Igreja Católica, “em suas pregações como pastor, ele era um verdadeiro anti-católico, que defendia que a fé católica não sabia interpretar e viver os ensinamentos da Bíblia”, e ainda assim, Deus o chama, pois do ponto de vista teológico estava pronto.


            A Igreja Católica deu a Bíblia a o mundo, através do seu Magistério, teremos sempre um Santo Padre na Cátedra de Pedro, e há bem pouco tempo vimos a ‘Sedes Vacans’ no site do nosso Vaticano, teríamos um novo Papa, sempre com a esperança da promessa de Deus que sempre haverá um como Vigário de Cristo, até a Parusia (Vinda derradeira de Jesus) um substituto na Cátedra de Pedro.


            “O Santo Padre, é o Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis”, nos afirma a LG - LUMEN GENTIUM, 23.


            Segundo Mateus 16, 13-20, estamos na Igreja criada por Jesus, e a Pedro foi dado o comando, a cátedra da sucessão apostólica, “tu és Pedro e sobre esta pedra eu construirei a minha igreja”, disse Jesus, logo somos únicos que seguimos desde Jesus essa sucessão.

 

REFERENCIAS

LG - LUMEN GENTIUM, 23.

HAHN, Scott & Hahn, Kimberly. Todos os Caminhos Levam a Roma. (1ª ed.). Editora Cleofas, São Paulo 2025.

 
 
bottom of page