ARTIGO - Contribuições filosóficas
- pascom9
- há 3 dias
- 3 min de leitura

Diácono Paulo Gabriel Batista de Melo
Capelania Nossa Senhora do Loreto
Ordinariado Militar do Brasil – Parnamirim (RN)
Muitas são as contribuições filosóficas para aqueles que buscam o caminho da perfeição e santidade, pressupostos raros para a modernidade e contemporaneidade. Aprendi com Epiteto (2021, p. 12) “se, então, você deseja (almeja) coisas grandes, lembre-se de que não deve tentar agarrá-las com um mínimo esforço”, ou mesmo parafraseando o Apóstolo das missões, Paulo de Tarso, é necessário “combater o bom combate, completar a corrida e guardar a fé” Cf. 2Tm 4, 7, ou seja não há nada fácil sobre a terra, em especial quando se trata de uma vida pautada na justiça e santidade. Maria Santíssima é o modelo de perseverança, fé, humildades necessárias para trilhar a jornada do viver em santidade, a santa das santas.
São duras as reflexões de Epiteto (2021, p. 21) sobre uma vida asceta e espiritualizada, e que nos leva a pensar sempre com quem desejamos passar a eternidade? “Permita que a morte e o exílio [...] esteja diariamente diante de seus olhos, e você jamais pensará em algo maldoso, nem desejará nada com extravagância”. É preciso ser desapegado com a Mãe Santíssima, que doou tudo, o esposo São José que a deixou tão cedo, tendo de cuidar da casa e de Jesus, e até seu Filho amado, doou para o bem da humanidade, estando junto a cruz no momento mais doloroso de sua vida.
Também Cícero (2021, p. 13) parece descrever a jornada dos santos “pobre em riqueza, era rico em ouro de glória”, é difícil falar, mais difícil ainda viver desse modo, desapegado das coisas do mundo, tendo como norte a “justiça e santidade”, o farol dos santos, "servir ao Senhor em justiça e santidade" Cf. Lc 1, 74. É uma jornada, uma corrida, e como relembra Cícero (2021, p. 24), “a busca ativa do estudo só termina com o fim da vida”, não se pode parar, e é uma atitude que encontramos no Filho de Deus, nunca estava parado, sempre andando, descendo ou subindo a Jerusalém, no Mar da Galiléia e até na Samaria.
O caminhar de santidade é refletido muito fortemente em Santa Tereza de Ávila, e creio concorde totalmente, eu que amo o estudo e as letras, mas sempre receio não estar em conformidade com o Cristo, e posso como ela também dizer “se alguma coisa não estiver conforme a doutrina da Santa Igreja Católica Romana, será por ignorância, e não por malícia [...] sempre estou, estive no passado, e estarei, pela bondade de Deus, sujeita à Santa Igreja no futuro”, Ávila (2021, p. 14).
Nos lembra ainda a santa doutora, Ávila (2021, p. 17), para aqueles que buscam a santidade, e almejam a elevação da alma, “a alma do justo é nada menos que um paraíso onde o Senhor, como Ele mesmo diz, acha as suas delícias”. Ela ainda reforça que já que foi Deus que nos fez à sua imagem, podemos imaginar a grandiosidade e formosura da alma. Devemos ter cuidado nas reflexões de nossas vidas, ao que a Igreja recomenda o ‘Exame de Consciência’, não podemos nos enlamear nas artimanhas do inimigo como diz santa Tereza “se é o Demônio o terreno onde está plantada a árvore, que fruto pode dar? Ávila (2021, p.23).
Também nos lembra outro santo doutor, São Francisco de Sales, “ah! De que tem se ocupado o meu espírito, ó meu Deus, quando não pensei em vós?” Francisco (2024, p. 66) Se estamos vivos, vivemos para o Cristo, se morrermos, morremos para o Cristo, portanto, vivos ou mortos é para Ele tudo em nossas vidas.
Que a Mãe Santíssima nos ajude com sua poderosa intercessão.
SALVE MARIA SANTÍSSIMA!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ÁVILA, Tereza de. Castelo interior ou moradas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2024.
CÍCERO, Marco Túlio. Para saber envelhecer e a amizade. Jandira, SP: Principis, 2021.
EPITETO. O manual de Epiteto e uma seleção de discursos. Jandira, SP: Principis, 2021.
FRANCISCO, de Sales, Santo. Filoteia: introdução a vida devota. Petrópolis: Vozes, 2024.








