top of page

ARTIGO - Com São Francisco de Assis a caminho da COP30

Pe. José Freitas Campos

Do clero da Arquidiocese de Natal

 

Este ano, pela primeira vez, a Campanha da Fraternidade, CF 2025, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, postou em seu cartaz ao lado do Tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e do Lema: “Deus viu que tudo era bom” (Gn 1,31) a imagem de São Francisco de Assis. Alguns católicos não compreenderam totalmente a relação entre o conteúdo da CF e a imagem apresentada. Contudo, existem claras relações entre um e outro. São Francisco é o padroeiro universal da ecologia. Por outro lado, ele é também o autor do Cântico das Criaturas que, em 2025, completa 800 anos de sua composição.


São Francisco, no final de sua vida, entre os anos 1224-1226, com a visão comprometida, mas forte no espírito, passou por uma grande transformação mística selada pelos estigmas de Cristo que recebeu no Monte Alverne, em 14 de setembro de 1224. Ferido de amor, compôs o Cântico das Criaturas, conhecido como o “Cântico do Sol”.


O Cântico das Criaturas faz referência à relação do ser humano com a natureza como dádiva de Deus. Inspirado neste mesmo Hino de Louvor, o Papa Francisco escreveu a encíclica Laudato Si’ (2015) renovando o clamor pelo cuidado com a Casa comum.


No Brasil, autoridades do mundo inteiro se preparam para participar da Conferência das Nações Unidades sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, em Belém do Pará/PA. O evento busca “monitorar o cumprimento do Acordo de Paris e discutir novas metas para a redução de emissões de gases de efeito estufa, com foco na transição para energias renováveis e soluções de baixo carbono”.


A Igreja, a partir de várias inciativas, é protagonista de um caminho novo que faz  despertar a humanidade para a consciência da importância da preservação da natureza que ecoa como um grito da terra ferida. Ademais, convoca, a exemplo de São Francisco, a adotarmos um estilo de vida sustentável e fraterno.


São Francisco faleceu em 04 de outubro de 1226, e o seu legado continua a inspirar a todos nós.

 

 
 
bottom of page