A importância do estudo da Filosofia
- pascom9
- há 12 horas
- 2 min de leitura

Pe. José Marcos Silva de Lima
Diretor da formação espiritual do Seminário de São Pedro
Certo dia, Sócrates disse que uma vida sem ser examinada, não valeria a pena ser vivida. Com a velocidade das informações que nos chegam pelos mais diversos veículos de comunicação, ficamos desnorteados diante dessa enxurrada diária de conexões informativas, que, às vezes, não nos formam e nem sempre comunicam. A Filosofia, desde seu surgimento, se preocupa com o rigor da reflexão, que não pode ser mera opinião ou achismo. O pensar deve ser algo racionalizado, depurado pelo labor mental que leva ao conhecimento bem fundado.
O jovem tem sede de verdade, e mesmo quando erra no caminho, é buscando algo de sentido para a vida. A filosofia como um profundo exercício do pensar, habilita a mente a refutar o que não leva à nobreza interior e a aceitar o que dignifica e constrói o ser humano.
A filosofia como sendo o amor ao saber, torna-se fundamento intelectual, espiritual e moral para os que nela se aventuram, buscando o conhecimento de si e do mundo. No oráculo de Delfos, Sócrates se encontra com a célebre frase conhece-te a ti mesmo, que fundamenta o seu modo de pensar e agir entre os atenienses, bem como molda o alicerce das ciências humanas, de modo particular a psicologia, e antes dela a própria metafísica, como sendo uma busca pela essência do que é essencial na vida humana.
A filosofia, como uma busca pelo verdadeiro conhecimento de todas as coisas, plasma no coração humano o desejo pelo saber. Neste sentido, a atitude de uma pessoa que quer se aventurar no conhecimento filosófico e desarmar-se de preconceitos e opiniões sem base intelectual, para com a observação e o pensamento crítico, atravessar às sombras que ocultam este conhecimento, para sob à luz do sol, que significa a libertação pelo trabalho da razão, sair da escuridão do não saber, muito bem demonstrado pelo discípulo de Sócrates, Platão, com a famosa é sempre nova alegoria da caverna e se encontrar com a verdade, simbolizada com a vida fora da caverna.
O estudo da filosofia, seja no contexto escolar, ou na própria vida pessoal, é de fundamental importância para nossa reflexibilidade existencial. Por isso, nenhuma escola , pública ou privada, poderia deixar de fomentar a disciplina em questão no seu currículo. Quiçá queiramos construir uma sociedade com seres humanos pensantes e não somente repetidores do que dizem ou fazem. O filósofo, como amante do saber, sabe que a finalidade da reflexão filosófica é a felicidade, que os gregos chamavam de eudaimonia, que nada mais é do que viver uma vida com sentido.









