top of page

Santuário de Ceará-Mirim tem programação especial

Cinco mil fiéis são esperados em cada uma das quatro missas celebradas durante o dia, e cerca de 30 mil pessoas devem participar da procissão de encerramento Por Mycleison Costa

Foto: cedida

A festa em honra a Nossa Senhora da Conceição chega ao fim nesta quinta-feira (8) em Ceará-Mirim, município da região metropolitana de Natal, com uma programação religiosa e cultural diversificada. A cidade, batizada pelos fiéis como “Terra Mariana”, teve a igreja matriz elevada a santuário há exatamente 1 ano pelo arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, que será o presidente da Missa Solene desta quinta, às 9h.


No entanto, paroquianos e romeiros contarão com celebrações religiosas desde as primeiras horas do dia. Às 5h acontece o terço caminhante, seguido da primeira missa, às 6h30, presidida padre Francisco de Assis, pároco da igreja da Candelária, em Natal. Ao meio dia, o ofício da Imaculada Conceição precede a terceira missa, celebrada às 15h pelo padre Jean Diniz, vigário da cidade.


O ápice da programação é às 16h com a procissão, que deve reunir em torno de 30 mil fiéis. O momento conta com expressões de fé da população, que paga promessas, enfeita ruas e ornamenta as fachadas das casas. Com o retorno da imagem à igreja, é celebrada a última missa da festa, às 18h, presidida pelo padre José Pereira Neto, pároco de Ceará-Mirim.


Ceará-Mirim é a única cidade dentro da Arquidiocese de Natal a possuir um santuário dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Ao todo, o território arquidiocesano conta com 17 paróquias em honra a este título da Virgem Maria, sendo padroeira de 14 municípios.


Programação cultural


Neste dia 8, a programação cultural conta com shows musicais, quermesse e sorteio da “ação entre amigos”. Uma megaestrutura foi montada no “largo Frei Damião”, ao lado do santuário, para receber cearamirinenses e turistas.


O santuário


O Santuário de Nossa Senhora da Conceição fica localizado no centro de Ceará-Mirim. A igreja começou a ser construída em 1858, mas só foi concluída 42 anos depois, em 1900. O templo impressiona os visitantes pela sua imponência e arquitetura. São 57 metros de comprimento, além de 23 metros de largura e torres com 36 metros de altura. No local, há 17 altares e 60 imagens religiosas.

Comments


bottom of page