Posse canônica do novo arcebispo de Natal acontece no próximo sábado

O novo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, tomará posse, no próximo sábado, dia 7, na Catedral Metropolitana. A programação iniciará às 8h30, em frente à Catedral, com o hasteamento das bandeiras e entrega da chave da cidade do Natal ao novo arcebispo, pelo prefeito municipal, Álvaro Dias. Em seguida, Dom João adentrará a Catedral, aspergindo o povo com água benta.

A celebração da missa terá início às 9 horas. Logo após a procissão de entrada, o chanceler da cúria metropolitana, Padre Francisco de Assis Melo, fará a leitura da bula (documento) do Papa Francisco, nomeando Dom João para arcebispo metropolitano de Natal. Em seguida, o então administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Jaime Vieira Rocha, entregará o báculo (cajado) a Dom João Cardoso, como gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo arquidiocesano. Outro momento significativo, durante a missa, será a ocasião em que todos os padres e diáconos irão até o novo arcebispo para cumprimentá-lo e prestar-lhe respeito e obediência.

Caravanas

Bispos de várias dioceses já confirmaram presença. A celebração também contará com a participação de padres, diáconos, religiosos e de centenas fiéis leigos. Em várias paróquias, os fiéis estão organizando caravanas para participar da posse canônica. Da Diocese do Bom Jesus da Lapa (BA), da qual Dom João Cardoso foi bispo, nos últimos oito anos, virá uma caravana de mais de cinquenta pessoas.

Transmissão ao vivo

Os dois eventos do dia 6, poderão ser acompanhados, ao vivo, pelo canal da Arquidiocese de Natal, no Youtube. A celebração da posse canônica, no dia 7, será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese, pela Rádio Rural de Natal – 91.9 FM e por vários outros veículos de comunicação.