Pascom apresenta Plano arquidiocesano para 2026
- pascom9
- há 21 horas
- 2 min de leitura
A Coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom) de Natal publicou nesta quinta (15), o Plano Arquidiocesano para o ano de 2026, documento que define as metas e ações estratégicas para a comunicação católica em todo o território arquidiocesano. Elaborado sob uma perspectiva sinodal, o planejamento é resultado de um processo coletivo de escuta e avaliação que envolveu coordenadores paroquiais, articuladores de zonais e o Núcleo de Formação. O documento pode ser acessado neste link: https://drive.google.com/file/d/1nfGPwmw6Di37qsw_bNH2HggtdgAZ89Uy/view?usp=sharing
A estrutura do plano baseia-se nos quatro pilares do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: espiritualidade, formação, articulação e produção. No eixo formativo, o destaque é a atuação da Escola de Comunicação (ECAN), que oferecerá cursos presenciais voltados para o uso de tecnologias na evangelização, como "Fotografia com smartphone", "Gestão de Redes Sociais Digitais", "Produção de Cards" e a utilização de "Inteligência Artificial na evangelização". Além disso, a espiritualidade será incentivada por meio do primeiro encontro anual em formato híbrido e retiros específicos realizados nos zonais e paróquias.
O cronograma de 2026 prevê uma série de atividades em diferentes níveis de atuação, incluindo a celebração da Missa do Comunicador e o Seminário Arquidiocesano de Comunicação, ambos agendados para o dia 16 de maio na paróquia de Nossa Senhora da Candelária, zona sul de Natal/RN. O plano também reforça a produção de conteúdos integrados, como o programa "Ritmo Pastoral" na Rádio Rural de Natal e o "Jornal da Arquidiocese" no YouTube, além de fomentar a criação de redes paroquiais de articulação para facilitar a comunicação interna entre pastorais e movimentos.
Segundo Jeferson Rocha, coordenador arquidiocesano da Pascom, o objetivo central é fortalecer a unidade eclesial e a "diocesaneidade", garantindo que as demandas das bases orientem as diretrizes da pastoral. “Nosso planejamento foi construído de forma colaborativa, mantendo a tradição em nossa Arquidiocese, mas fortalecendo demandas como a articulação, para que o serviço da pastoral e a comunicação de nossa Igreja possa ser realizada de forma conjunta. Atuaremos de forma conjunta com as mais de 120 paróquias de nosso território”, destaca.









