Paróquias e Santuários na Arquidiocese de Natal

Por Pe. José Freitas Campos Pároco da Paróquia de São Sebastião - Alecrim - Natal

Numa abordagem sucinta queremos motivar mais e mais o processo de Evangelização a partir da Religiosidade Popular. Essa visão panorâmica servirá de referência para percebermos nestes “lugares sagrados” a busca que o povo tem do encontro com Cristo, Nossa Senhora, os Santos e consigo mesmo. Mas o que é um Santuário? Trata-se de um lugar no qual é objeto de especial devoção popular, uma imagem de Maria, de algum santo ou de alguma relíquia. Essa imagem ou relíquia pode ser um meio e ocasião de graças particulares que o Senhor outorga aos seus filhos. Outra característica marcante do Santuário consiste em poder convocar grandes concentrações e frequentes peregrinações de fiéis.

Em feliz oportunidade o nosso Arcebispo Dom João iniciou a sua rota de peregrino adentrando o interior de nossa Igreja local visitando o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Ali participou da Romaria da gratidão e junto à estátua de Santa Rita vislumbrou a Região Trairi e percebeu o potencial que lá está. Lembrou-nos da experiência do encontro com Deus feita pelo profeta Elias no Monte Carmelo. Porém antes havia passado pela ‘’Tenda dos Mártires’’ em Uruaçú, município de São Gonçalo. Caminhando para o sertão encontramos o Santuário de São José em Angicos e o de Santana em Santana do Matos, terra natal do Arcebispo Emérito Dom Matias. Descendo para o litoral vamos encontrar o Santuário do Bom Jesus dos Navegantes em Touros e por fim, já na grande Natal, o de Nossa Senhora da Conceição em Ceará-Mirim, uma bela Igreja com porte de Catedral.

Na capital o ponto de partida é sempre o Santuário dos Mártires no bairro de Nazaré. Na vizinhança está o de Nossa Senhora da Esperança e Santo Inácio de Loiola no mais antigo conjunto habitacional de Natal. Passando pela zona norte encontramos o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. E finalmente, o menor em tamanho porém o maior em importância histórica. Trata-se do Santuário dos Santos Reis no bairro do mesmo nome. Lá estão as três imagens de Gaspar, Belchior e Baltazar doadas pelo Rei de Portugal Dom José I em tempos coloniais. No dia 06 de janeiro os natalenses acorrem à antiga Igreja da Limpa para homenagear os co-padroeiros da Cidade.

PASTORAL DAS ROMARIAS – uma experiência que deu certo

A Paróquia de São Sebastião do Alecrim, no início deste ano, acrescentou ao seu planejamento pastoral uma nova proposta de visitar os principais Santuários Arquidiocesanos a partir do interior. A maioria do nosso povo só conhecia o de Santa Rita em Santa Cruz. Por isso tivemos que alargar o horizonte e visitar os demais “lugares sagrados” da nossa Igreja Particular. A ideia foi bem acolhida e fizemos uma preparação remota com bastante divulgação. Assim aconteceu. E sob a coordenação do Pe. Gilmar Pereira de Castro visitamos os 06 Santuários encravados no interior de nossa Arquidiocese. Fomos muito bem recebidos pelos Párocos de cada um e neles percebemos a capacidade que têm de ser cada vez mais um campo de Evangelização do povo e um lugar especial de encontro com Deus.

Como nos dizia São Paulo VI “A piedade popular contém muitos valores, reflete uma sede de Deus que somente os simples e pobres podem conhecer, capacitar para a generosidade e o sacrifício até o heroísmo, e comporta um profundo sentido dos atributos de Deus: paternidade, providência, presença amorosa e constante” (EN 22).