Dom Jaime Vieira Rocha


Arcebispo Metropolitano de Natal

Nasc.: 30 / 03 / 1947

Ord. Sac.: 01 / 02 / 1975

Sag. Episcopal: 06 / 01 / 1996


BIOGRAFIA:


Desde menino se interessou pelo conhecimento da vida da Igreja e da sociedade. Mais tarde essa dupla curiosidade veio a se refletir nas suas escolhas de formação e vida. Optou por cursar Sociologia Política na Fundação José Augusto/UFRN e, em vista da vocação sacerdotal, cursou Teologia, parte no Seminário de São Pedro e parte na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo/SP. Concluiu os estudos de formação presbiteral no Seminário do Ipiranga, em São Paulo.

No dia 01 de fevereiro de 1975 foi ordenado padre, por Dom Nivaldo Monte, no Ginásio Poliesportivo do SESC, em Natal. A primeira experiência presbiteral foi na Paróquia São João Batista, na cidade de Pendências-RN, onde permaneceu por 12 anos. Nesse período também foi coordenador arquidiocesano e membro da Comissão Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Em 01 de fevereiro de 1987 assumiu a reitoria do Seminário de São Pedro, onde permaneceu por 8 anos. Nesse tempo, também desenvolveu as missões de vigário episcopal para as Pastorais Sociais, coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e Diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo (ECC). No propósito de uma melhor formação participou da atualização para formadores de Seminários em Roma, Itália.

Foi nomeado Bispo para a Diocese de Caicó-RN, no dia 29 de novembro de 1995. A ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma-Itália, pelo então Papa João Paulo II. Foi Bispo de Caicó de 1996 a 2005, onde empenhou-se em compreender a relação da Igreja com os desafios do Semiárido, empreitada que o levou a criar e presidir a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE).

De 2005 a 2011 foi bispo de Campina Grande-PB. Nas terras da Borborema inscreveu-se na tradição dos bispos do Nordeste preocupados com o desenvolvimento da Região e, juntamente com representantes das Universidades e outras instituições da sociedade civil, criou e preside até os dias atuais o Observatório Social do Nordeste (OBSERNE). De 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira-PB.

De 2010 a 2012, a vontade de aprofundar os conhecimentos sobre o fenômeno religioso o fez cursar, não obstante as atribuições de bispo, o Mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde defendeu a dissertação “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: um arauto da dignidade humana no Sertão Potiguar”.

A nomeação para arcebispo de Natal aconteceu em 21 de dezembro de 2011 e a posse, em Natal, se deu em 26 de fevereiro de 2012. O zelo pelo trabalho pastoral levou-o a assumir desígnios da Igreja como as seguintes comissões: Comissão Episcopal para Amazônia, Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família, vice-Presidente do Regional Nordeste 2, Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Atualmente é o bispo referencial de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB e também é o Presidente da Comissão Especial para a “Causa dos Santos” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.