Comissão lança subsídio para o Congresso Eucarístico

A Comissão Teológica do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) elaborou o subsídio “Rumo ao Congresso”. O documento, disponibilizado gratuitamente para download, tornou a riqueza teológica do Texto-Base do encontro ainda mais acessível a todos os fiéis, que agora poderão refleti-la e vivenciá-la em comunidade.

“Para cada capítulo do Texto-Base, propomos um encontro popular no estilo do ‘Encontro de Irmãos’, dos Círculos Bíblicos ou dos grupos de Leitura Orante da Palavra de Deus”, explica o bispo de Garanhuns (PE), presidente da CNBB Nordeste 2 e da Comissão Teológica do 18º CEN, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

Ao todo, são sete encontros semanais propostos pelo Rumo ao Congresso. Em cada um deles, os participantes são convidados a meditar e aprofundar a Palavra de Deus, entoar louvores, fazer orações e partilhar acerca da fé. O livreto também sugere compromissos que podem ser assumidos pelo fiéis até o encontro seguinte.

O Rumo ao Congresso traz ainda a letra do Hino Oficial e a Oração do 18º CEN. “Um dos nossos grandes desafios é fazer com que os grupos, comunidades, movimentos e serviços entrem no espírito do Congresso. De algum modo, mesmo que não venham fisicamente ao Recife, todos podem participar”, afirma dom Paulo Jackson.

Para baixar o subsídio, acesse o site cen2020.com.br/downloads, desça a página até a seção “Mídias digitais” e clique no botão “Rumo ao 18º CEN completo em PDF”.

“Pão em todas as mesas”

O 18º Congresso Eucarístico Nacional será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com dioceses e arquidioceses pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB. O evento acontecerá de 11 a 15 de novembro deste ano.

Com tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles,” o 18º CEN traz na programação as Celebrações Eucarísticas, Simpósio Teológico, Catequeses Públicas, Feira Católica, exposições e apresentações culturais.

As inscrições para o Congresso estão abertas e podem ser feitas pelo endereço cen2020.com.br/inscricoes.

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (cf. Jo 4, 23).

FONTE: cnbbne2.org.b