top of page

ARTIGO - Uma oração para o advento

Por Pe. José Marcos Silva de Lima Diretor espiritual do Seminário de São Pedro


O tempo do Advento evoca para nós cristãos a perspectiva para o Natal que se aproxima. É um tempo em que em nossas casas preparamos o presépio como uma bela simbologia da espiritualidade da esperança cristã. O Senhor virá para salvar seu povo, e com o seu nascimento a alegria se renovará. Dentro da liturgia do Advento, quatro velas serão acesas, uma em cada Domingo, para indicar que esse tempo é de preparação por meio da purificação do coração. A simbologia da coroa do Advento, também apresenta uma forma circular, elucidando que esse menino que nasceu em Belém, é o alfa e o ômega, princípio e fim de todas as coisas. O círculo denota totalidade, completude.

 

Qual deve ser nossa oração para esse tempo tão especial e que coloca em nós uma ânsia por acolher o Senhor? A nossa oração deve ser permeada de esperança. Não uma esperança passiva. Mas, uma esperança que põe a vida em movimento. Uma oração que nos faça avançar na nossa vida de fé e de comunidade.

 

A nossa vida de oração nem sempre é alicerçada na gratidão. Somos por demais egoístas, ao direcionar nossas orações somente para os nossos desejos. Desejamos que Deus nos dê o que queremos. Não temos a atitude da gratidão pelo que já temos e sempre estamos a reclamar pelo que não temos como um filho ingrato que não agradece o esforço de seus pais, quando estes dão a vida para que ele viva dignamente. Essa oração é fechada no próprio egocentrismo e por isso não é aberta à vontade de Deus.

 

O tempo do Advento desperta em nós uma legítima ansiedade que nos leva a desejar Deus e fazer dele o sentido de nossa vida. Neste contexto, nossa oração será elevada ao céu, não como uma pura reclamação de um coração ingrato. Mas, como um grito de gratidão ao Senhor, por ele sem merecimento de nossa parte, nos dá o seu amor e a sua misericórdia. Eis os dois grandes presentes do advento nos prepara para recebermos no Natal.

 

Existe uma oração para o advento? Sim, existe. É aquela que abre o nosso coração em direção a infinita bondade de Deus e nos coloca no caminho que é indicado pelas velas acesas na coroa que nos convidam à vigilância e prontidão, para experimentarmos a ousadia do amor de um Deus tão apaixonado que é capaz de deixar seu trono de glória e se deitar numa pobre manjedoura, num frágil corpo de uma criança.

 

Para nossa reflexão ficam as seguintes perguntas:

  1. Como estou preparando o meu coração para o Senhor que chegará no Natal?

  2. Qual será minha oração dirigida a Deus neste tempo do Advento?

Que o Espírito Santo ilumine nossos passos e que tenhamos uma santa caminhada rumo ao Natal do Senhor.

bottom of page