top of page

ARTIGO -  Referenciais da Diocese de Mossoró – Pe. Sátiro, Mons. Américo e Dom Freire

  • pascom9
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura

 

ree

Pe. José Freitas Campos

Prof. Tállison Ferreira da Silva

 

Três nomes – Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, Mons. Américo Vespúcio Simonette e D. José Freire de Oliveira Neto. Três faces – intelectualidade, simplicidade e fidelidade.  Três causas – educação, comunicação e catequese.  Assim, podemos refletir sobre três sacerdotes, referenciais da Diocese de Santa Luzia de Mossoró/RN, que marcaram a história eclesial, social e educacional da região do Oeste Potiguar. 


Pe. Sátiro,  natural de Pau dos Ferros/RN (1930-2023), ordenado em 08 de dezembro de 1954, em Roma, exerceu seu ministério assumindo a educação como uma causa. Foi diretor do Colégio Diocesano de Santa Luzia de 1961 a 2016. Um grande intelectual que fez da educação a razão de ser da sua vida sacerdotal, educando gerações de adolescentes e jovens para que exercessem a cidadania, comprometidos com as causas sociais e a promoção da pessoa humana. Na sua inspiração mística fundou, em Mossoró, o Mosteiro das Irmãs Clarissas Contemplativas. Foi fundador da Rádio  105 FM Santa Clara como um instrumento de evangelização do povo de Deus.


Mons. Américo, natural de Assu/RN (1929-2009), ordenado em 02 de dezembro de 1956, na Matriz de São João Batista, na sua cidade natal. Exerceu, com simplicidade, o seu ministério assumindo a comunicação como uma prioridade no trabalho de evangelização. Na condição de Diretor da Rádio Rural, inaugurada em 02 de abril de 1963, manteve o objetivo central da emissora, cuja meta era a educação de base através das escolas radiofônicas. Além disso, como pároco da Catedral Diocesana, foi responsável por dinamizar uma das maiores festas religiosas do Rio Grande do Norte, a festa de Santa Luzia de Mossoró.


D. José Freire, natural de Apodi/RN (1928-2012), foi ordenado em 22 de setembro de 1956, em Roma. Após sua ordenação, foi nomeado Reitor do Seminário Santa Teresinha, em Mossoró/RN. A sua sagração episcopal aconteceu em Roma, no dia 02 de junho de 1974, na capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, foi coordenador da Comissão de Catequese do Regional Nordeste II. Fiel aos ensinamentos de Cristo, pastoreou a Igreja Diocesana, na condição de Bispo Auxiliar, Coadjutor e Bispo Titular, durante trinta anos (1974-2004). Foi membro da Academia Mossoroense de Letras, AMOL, que tinha como patrono, D. João Batista Portocarrero Costa. A partir do seu lema: “Configurado com a morte de Cristo”, D. Freire fez da catequese um instrumento eficaz de educação da fé do povo de Deus, a quem o Senhor confiou apascentar o seu rebanho.


Que Deus continue a abençoar esta seara de grandes sacerdotes e admiráveis nomes que compõem a nossa história de fé e comprometimento social.

 
 
bottom of page