top of page

ARTIGO - Catedral: Morada de Deus, ilha de Misericórdia

  • pascom9
  • há 12 minutos
  • 3 min de leitura

ree

Pe. Yago Carvalho

Vigário paroquial da Paróquia da Catedral

 

A Catedral Metropolitana de Natal há 37 anos louva e bendiz a Deus por intercessão de Nossa Senhora da Apresentação. Sua própria estrutura remonta este feito, pois nos recorda uma grande tenda, onde o povo potiguar pode buscar refúgio, alimento e caminho! Aqueles que ingressam na Catedral recordam a finitude do homem, porém a medida que se aproximam do Altar sagrado, as linhas apontam para a infinitude de Deus, como nos recorda a o profeta Isaías: “Fendestes o céu e descesses”. (Is 63,64)

 

Ao contemplar o belíssimo vitral de nossa Sé Metropolitana podemos perceber Cristo Jesus nas vestes sacerdotais abençoando o mundo, e porque não dizer: a todos que adentram a Catedral, porém estando também Ele na Cruz, nós também assim deveremos estar, pois há certos louvores que somente haveremos de compreender quando também passamos pela cruz da redenção.

 

Sob olhar de Nossa Senhora da Apresentação tudo floresce, o que antes era dor e sofrimento, transforma-se em alegria e esperança! São muitos os louvores e pedidos todas as horas diante daquela que escolheu a cidade do Natal para ser Rainha e Padroeira, e confesso que diante de sua sacra imagem, já senti sua doçura terna e boa a me acalentar. Nunca se ouvir dizer que aqueles que tenham pedido a Virgem da Apresentação não tenham sido atendidos.  Diante do glorioso São José, muitos também solicitam ao bom carpinteiro a graça de um emprego, de um sustento para a família, da providência por uma causa, de um bom esposo, de uma causa que aos olhos humanos torna-se difícil, mas para aquele que em tudo foi servidor de Deus no silêncio, torna-se possível.

 

Todo aquele que deseja mudança de vida deve buscar a constância na graça sacramental, a exemplo do que acontece de terça a sexta em todas as tardes nesta Igreja que emerge como uma ilha de misericórdia no centro da cidade. Diversos chegam pesados e fadigados sob o peso do pecado, no entanto, partem livres e em paz, numa vida renovada e orientada sob a guia do Espirito Santo, ao ponto de dizer: “Já estou me sentindo melhor”, ou ainda, nas inúmeras direções espirituais ofertas pelos sacerdotes, que com zelo, estima e bravura encaminham diversos dirigidos a aquele que é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6).

 

Ao descer as escadas por trás do altar principal nos deparamos com a Cripta, nela o caminho novo para muitos cristãos é conferido, devido a inúmeros batizados e casamentos que neste espaço sacro são sacramentados e confirmados pela graça divina, refazendo a cena da Virgem Santíssima com os apóstolos reunidos a espera do Senhor. Na Cúria Metropolitana demandas são resolvidas e despachadas no cumprimento do mandato apostólico de Nosso Senhor aos seus discípulos, de modo especial a Pedro: “Apascenta minhas ovelhas”(Jo 21,17).

 

A Catedral Metropolitana é símbolo máximo de Mãe na unidade de todas as Igrejas da Arquidiocese de Natal, por ela são ofertados sacerdotes, bispos e inúmeros leigos para a vinha do Senhor, como também as grandes celebrações em todo o mês de novembro, em que todas as paróquias e expressões de pastorais, instituições e empresas se somam aos louvores marianos. Porém, a maior graça que a Catedral pode nos ofertar acontece todos os dias em sua centralidade: A Eucaristia! Cristo mesmo se oferta por inteiro ao Pai no Espirito Santo em favor de toda humanidade. Todas as vezes que a hóstia consagrada se eleva e o cálice com o precioso sangue é erguido, o povo todo que é entregue a Deus. Em cada Santa Missa rendemos graças, rezamos por aqueles que aqui conviveram e agora participam da morada celeste; suplica-se por muitos, alegra-se por todos e rezam-se por todo o Reino de Deus. Inclusive vale salientar que a Catedral de Natal é uma das poucas Igrejas no Mundo que possui Santa Missa todos os dias!

 

Parabéns a Igreja iluminada do Senhor, porta do céu que está sempre aberta, Templo dedicado a Deus que por meio de seus inúmeros agentes de pastoral, colaboradores, funcionários e padres continuam a proclamar: Pregai o evangelho a toda criatura!

 
 
bottom of page