Arcebispo de Natal participa do Congresso Internacional sobre Pastoral Urbana

Dom João Cardoso, arcebispo de Natal, marcou presença no Congresso Internacional sobre Pastoral Urbana, realizado na PUC do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, de 4 a 6 de março. O evento contou com a participação de renomados conferencistas, incluindo o Cardeal José Tolentino de Mendonça, teólogo português e prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação na Cúria Romana, o Cardeal Leonardo Stein, arcebispo de Manaus, e Pe. Carlos Maria Galli, presbítero e teólogo da Arquidiocese de Buenos Aires, entre outros.

Durante o congresso, destacou-se a importância da sinodalidade na vida e missão da Igreja, com ênfase na necessidade de uma igreja totalmente sinodal, em caminho, conduzida pelo Espírito Santo. Foram discutidas questões como a desafios da cultura urbana para a evangelização hoje, a necessidade de uma espiritualidade urbana, a cidade no magistério do Papa Francisco, hospitalidade e cultura do encontro.

Além disso, ocorreu uma reunião entre arcebispos e bispos das metrópoles para debater o tema da Sinodalidade e Pastoral Urbana, abordando implicações práticas, como a formação sacerdotal, a descentralização das comunidades e a importância da escuta e o acolhimento dos fiéis.

O congresso também ressaltou a necessidade de uma abordagem mais atenta à cultura urbana, levando em conta a pluralidade e os desafios específicos das cidades, como a violência e a exclusão social. Destacou-se ainda a importância de atrair os jovens para os espaços eclesiais, adaptando a linguagem e oferecendo experiências lúdicas e místicas relevantes.

No encerramento do evento, ficou evidente o compromisso dos participantes em promover uma pastoral urbana mais inclusiva, participativa e voltada para a missão, buscando sempre a proximidade com os desafios e realidades das cidades contemporâneas.

Foto: CNBB