top of page

30 de maio de 2025

Arquidiocese de Natal lança Sínodo para atualizar Diretório Pastoral

Foto (43).JPG

Na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, aconteceu o lançamento do primeiro Sínodo Arquidiocesano de Natal, processo de escuta que a Arquidiocese vai vivenciar a partir do próximo dia 7 de junho. O evento, que aconteceu no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana), contou com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, padres, religiosas, além da imprensa natalense e agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias da capital. “O Sínodo Arquidiocesano é uma assembleia convocada e presidida pelo Arcebispo, que reúne presbíteros, diáconos, membros da vida consagrada e fiéis leigos e leigas da Igreja particular. Tem como objetivo auxiliar o bispo no discernimento e na promoção do bem pastoral e espiritual de toda a comunidade diocesana”, explicou Dom João Cardoso, no lançamento.

O primeiro Sínodo da Arquidiocese de Natal tem por objetivo principal atualizar o Diretório Pastoral arquidiocesano. “A convocação do Sínodo surgiu, primeiramente, da necessidade de revisar o Diretório Pastoral da Arquidiocese de Natal, promulgado ad experimentum em 2015. Na época, Dom Jaime Vieira Rocha expressou, no Decreto de Promulgação, que esse Diretório deveria entrar em vigor por um período de dois anos, com possibilidade de revisão nesse intervalo. Passados dez anos, tornou-se necessário proceder a essa atualização, levando em conta a experiência pastoral acumulada e os novos desafios de nossa realidade”, destacou o arcebispo.

 

Simpósio Teológico

 

Durante o lançamento, o Padre Matias Soares, membro da comissão geral do Sínodo, apresentou a programação do Simpósio Teológico, que será realizado de 3 a 6 de junho, com atividades online e presenciais. O Simpósio ajudará a preparar padres, diáconos, religiosos e leigos para a vivência do Sínodo Arquidiocesano. O tema que norteará a programação do Simpósio será “Igreja de Natal, o que dizeis de ti mesma”, que será o mesmo do Sínodo.

As pessoas poderão acompanhar as conferências do Simpósio, dos dias 3, 4 e 6, sempre a partir das 19h30, através do canal da Arquidiocese de Natal, no Youtube.

 

Abertura do Sínodo

 

A abertura do Sínodo arquidiocesano vai ser realizada no próximo dia 7 de junho, a partir das 16h, na Catedral Metropolitana de Natal. Na ocasião, haverá momento oracional conduzido pelo Padre Antônio Nunes; missa, presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso, e vigília de Pentecostes, coordenada pela Renovação Carismática e novas comunidades.

Durante os meses de junho, julho e agosto, acontecerá a fase da escuta aos fiéis, nas paróquias e em outros espaços da sociedade. Após essa fase, serão desenvolvidas outras atividades, que se estenderão até o final de 2026.

FOTO: Margarete Torres

29 de maio de 2025

Simpósio Teológico antecede abertura do Sínodo Arquidiocesano de Natal

1.png

A Arquidiocese de Natal vive um tempo de preparação para o Sínodo Arquidiocesano, cuja abertura oficial acontecerá no dia 7 de junho. Como parte da programação que antecipa ao Sínodo, será realizado um Simpósio Teológico, no período de 3 a 6 de junho, refletindo o tema: “Igreja de Natal, que dizeis de ti mesma?” Nas noites dos dias 3 e 4 serão realizadas conferências, no formato online, que poderão ser acompanhadas através do canal da Arquidiocese de Natal no Youtube. No dia 3, a partir das 19h30, o tema da conferência será “A recepção do documento final do Sínodo na Igreja local”, abordado pelo Padre Mário de França Miranda, SJ, professor da PUC Rio. No dia 4, também a partir das 19h30, a professora Alzirinha Rocha de Souza, da PUC Minas, fará uma exposição sobre o tema “Discernimento eclesial e o desafio das novas relações”.

 

No dia 5, pela manhã, acontecerá um encontro com o clero arquidiocesano, no auditório do Hotel D’Beach Resort, em Ponta Negra, abordando o tema: “Ministério ordenado numa Igreja sinodal”. A partir das 19h30, no auditório da reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal, será a vez dos religiosos e leigos participarem de um momento de formação, com o tema “Protagonismo dos leigos numa Igreja sinodal”. Esses dois encontros serão assessorados pelo Padre Francisco Aquino Júnior, da Diocese de Limoeiro do Norte (CE) e professor da Faculdade Católica de Fortaleza. Os religiosos e leigos que desejarem participar da palestra, na noite do dia 5, deverão fazer a inscrição através deste link https://abrir.link/PxAHu

 

O Simpósio será encerrado na sexta-feira, dia 6 de junho, às 19h30, com uma mesa redonda, no formato online, transmitida pelo canal da Arquidiocese de Natal no Youtube, com o tema: “Igreja de Natal: memórias e esperanças”, tendo como expositores a Irmã Vilma Lúcia, a professora Josineide Silveira e o professor Otto Santana.

bottom of page