top of page

ARTIGO - Vislumbrando a face do Pastor: Dom João Santos Cardoso

  • pascom9
  • 3 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Pe. José Freitas Campos

Prof. Tállison Ferreira da Silva

 

 

Celebrar um ano, em sete de outubro, da presença de D. João Santos Cardoso em nosso meio é reviver as alegrias de sua chegada tão cheia de expectativas e esperanças para esta porção do povo de Deus – Arquidiocese de Natal/RN. Ao longo desse tempo, sob a proteção de Nossa Senhora da Apresentação, passos significativos foram dados. Não queremos abordar apenas o que já foi quantitativamente realizado, mas destacar a implementação de uma Igreja local que, em sintonia com o Papa Francisco, quer caminhar sinodalmente e em saída.


A face do pastor que tanto esperávamos reflete a imagem de Jesus Cristo que caminha lado a lado com os seus discípulos conduzindo-os às verdes pastagens. O bispo com o seu clero, padres e diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, caminham juntos assumindo os compromissos pastorais que a Igreja do Brasil solicita a partir de suas Novas Diretrizes para os tempos atuais. Essa é uma característica do pastoreio do nosso arcebispo que se entrega pelas suas ovelhas sedentas de Paz, de Justiça, do Pão da Palavra e do Pão da Eucaristia. É o que vemos através do seu testemunho de proximidade para com os irmãos e irmãs por meio de diversas iniciativas eclesiais em vista de uma Igreja renovada, missionária e samaritana.


Entre as suas ações pastorais realizadas, queremos destacar a feliz inciativa de constituir uma comissão para articular o projeto de criação de mais duas novas dioceses para o estado do Rio Grande do Norte, uma com sede em Assú e a outra em Santa Cruz. Tal empreendimento conta com o apoio, adesão e participação de um grupo de trabalho composto de leigos e leigas, além de padres da Diocese de Santa Luzia de Mossoró e da Arquidiocese de Natal, com total respaldo dos Bispos e Arcebispos que constituem o Regional Nordeste II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.

Em síntese, acreditamos que as suas decisões são alicerçadas no seu lema episcopal – NAQUELE QUE ME FORTALECE (Fl 4,13) – que se traduz na confiança depositada em Jesus Cristo que pelo Espírito Santo lhe dá força, coragem e alegria para continuar conduzindo o seu rebanho, em terras potiguares.


Feliz, abençoada e fecunda missão que permanece!

 
 
bottom of page