ARTIGO - Dom Jaime Vieira Rocha: três décadas de pastoreio
- pascom9
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Pe. José Freitas Campos
Do clero da Arquidiocese de Natal
Há três décadas, Dom Jaime Vieira Rocha exerce o seu ministério episcopal a partir do lema: “Sei em quem acreditei”.
Ordenado bispo em 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo então Papa João Paulo II, colocou-se à disposição da Igreja, sendo designado para a Diocese de Caicó/RN, onde permaneceu de 1996 a 2005. Em seguida, foi nomeado para a Diocese de Campina Grande/PB, permanecendo, nesta sede episcopal, de 2005 a 2011. Por último, foi Arcebispo de Natal/RN, de 2011 a 2023. Durante sua missão, atou como Administrador Apostólico de Guarabira/PB, de 2007 a 2008.
Em Caicó/RN, foi fundador da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, ADESE, tornando-se o primeiro presidente, em 2000. A ADESE trabalha com projetos relacionados às questões hídricas e ao desenvolvimento regional.
Em Campina Grande/PB, coordenou a celebração dos 50 Anos do Encontro dos Bispos do Nordeste, evento que renovou o compromisso dos pastores com as questões sociais e eclesiásticas, tendo em vista a aplicação da Doutrina Social da Igreja e os Documentos do Concílio Vaticano II.
Na condição de Arcebispo Metropolitano de Natal/RN, foi responsável por articular a celebração de canonização dos Protomártires do Brasil e padroeiros do Rio Grande do Norte. Ademais, ao longo do seu pastoreio, participou de grandes eventos e movimentos em prol dos mais pobres, dentro da dimensão sociotransformadora da Igreja, lutando por condições favoráveis à dignidade humana, sobretudo, nos projetos do Baixo-Açu e da Barragem de Oiticica, na região do Seridó.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Regional Nordeste II, foi bispo referencial da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e para os Ministérios Ordenados e a Vida Religiosa Consagrada. Atualmente, compõe a comissão para os bispos eméritos.
Sob a proteção da Virgem da Apresentação, rezemos para que seu ministério continue a dar bons frutos para Igreja particular de Natal, onde atua como Arcebispo emérito. Que a sua fidelidade a Jesus Cristo, Bom Pastor, inspire novas vocações para o serviço ministerial, no contexto de uma Igreja sinodal e missionária.








