Arquidiocese de Natal e instituições parceiras defendem Pacto Educativo Estadual
- pascom9
- há 14 horas
- 2 min de leitura

Projeto é inspirado no apelo do Papa Francisco por uma educação integral e na Campanha da Fraternidade 2022
Mais de 300 pessoas, entre representantes das três dioceses do Rio Grande do Norte e de mais outras dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, prefeitos e secretários municipais de educação e educadores participaram do "Encontro de Angicos: por um Pacto Educativo no RN", nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, das 8h às 15h, no auditório da Universidade Federal Rural (UFERSA), em Angicos, cidade localizada na região do sertão central potiguar. O Encontro de Angicos contou com a participação do arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, de Dom Francisco Agamenilton Damascena e de Dom Carlos Lema Garcia, ambos membros da Comissão de Cultura e Educação, da CNBB, além de Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo emérito de Natal.
Após a mesa de abertura, Dom João Cardoso fez uma explanação sobre a proposta do Pacto Educativo Estadual. "A educação é um sinal de esperança para o crescimento da pessoa humana", destacou o arcebispo. "Por isso, propomos um Pacto capaz de articular todas as forças para promover a educação verdadeiramente integral", enalteceu.
Ainda pela manhã, Gilberto Jales, conselheiro do Tribunal de Contas Estadual, parceiro da Igreja na proposta do Pacto, apresentou o trabalho do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação do Rio Grande do Norte (Gaepe-RN). O Gabinete é articulado pelo TCE-RN, inspirado na experiência de outros estados. epois, os participantes foram divididos em quatro grupos. Cada grupo pensou como o Pacto Educativo pode ser implementado, na prática, no território potiguar. À tarde, o Diácono Márcio Azevedo, da Diocese de Caicó (RN) e professor do IFRN, ministrou uma palestra com o tema: "Do Movimento de Natal ao Pacto Educativo Estadual".
Inspiração
O Pacto Educativo do Rio Grande do Norte é inspirado no Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, e na Campanha da Fraternidade 2022, cuja tema foi a “educação”. “Com a Campanha da Fraternidade de 2022, através da Pastoral Universitária, aqui, em Natal, nós já defendíamos a necessidade de um Pacto Educativo Estadual. A partir da chegada de Dom João Santos Cardoso, cuja posse foi em outubro de 2023, em visita dele realizadas a institucionais, como Universidade Federal e Instituto Federal, começamos a defesa e as em prol da realização deste Pacto”, explica Padre Matias Soares, coordenador da Pastoral Universitária, na Arquidiocese de Natal, e do projeto do Pacto Educativo Estadual.
Até o momento, foram realizadas várias reuniões, com a presença de representantes de instituições que atuam no campo na educação. No dia 28 de agosto deste ano, aconteceu um seminário, em Natal, com o tema “Desafios e possibilidades da educação no RN”, reunindo cerca de 400 pessoas, e, nesta quinta-feira, o encontro, na cidade de Angicos, com mais de 300 pessoas, entre elas mais de 30 prefeitos municipais.
Segundo Padre Matias Soares, a comissão responsável pelo projeto está preparando uma agenda de atividades para 2026, com o objetivo de dar mais passos para a implementação do Pacto Educativo Estadual.









