top of page

SISU: seminaristas são aprovados para Filosofia

Nove seminaristas do Seminário de São Pedro foram aprovados para o Curso de Filosofia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram aprovados Arthur Pereira Campos, Eilson Lucena da Silva, Fabricio Pereira da Silva Filho, Italo Michel da Silva Costa, Lucas Matheus França de Oliveira, Manoel Câmara Tenório, Renan do Nascimento Silva, Vicente Lino de Andrade Júnior e Wilams Johnson Bezerra Pereira. Todos se prepararam para fazer o ENEM, no cursinho CAdE, situado na Av. Deodoro da Fonseca, no centro de Natal. “Vamos retomar uma experiência que já existiu no passado, em que os seminaristas cursavam Filosofia na Universidade Federal”, diz o reitor, Padre Valquimar Nogueira.


Nova experiência


A partir deste ano, o Seminário de São Pedro vai vivenciar uma nova experiência de inserção dos seminaristas na sociedade. De acordo com o reitor, dos 11 seminaristas que ingressaram no Propedêutico, três são professores em instituições de ensino, sendo um na UFRN, outro em uma escola pública e outro em uma escola particular. Também há um aluno que é motorista de carro por aplicativo. Além deles, há mais três que já fazem curso superior: técnico em música, direito e pedagogia. “Todos eles continuarão com essas atividades externas, possibilitando que tenham contato com outras realidades do mundo atual. Essas atividades não vão interferir no contexto formativo e de vivência comunitária do Seminário”, diz o reitor. Ele adianta que, aos poucos, essa nova metodologia de formação será aplicada a outros seminaristas. “É um novo processo formativo, que está em fase embrionária e que deverá ser incrementada com a chegada do novo arcebispo da Arquidiocese de Natal”, explica.

Em 2023, o Seminário de São Pedro conta com 44 seminaristas, sendo 11 no Propedêutico, 21 no Curso de Filosofia e 12 na Teologia.


Seminaristas que ingressaram no Propedêutico, em 2023 (Foto: Antônio Januário)

Komentarze


bottom of page