O Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR), da Arquidiocese de Natal, entregou na última sexta (10), juntamente com o Tribunal de Justiça (TJ) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), 60 certificados aos alunos privados de liberdade da Cadeia Pública Dinorá Simas, localizada no município de Ceará-Mirim. A educação consegue ultrapassar os muros dos presídios e suas grades, conseguindo alcançar no RN, 886 internos, tendo 88 internos fazendo curso superior e 798 matriculados em cursos regulares.
Os alunos fazem parte de um dos Projetos do SAR – “Educação e Trabalho: Estrada para o futuro” que em parceria com o Programa “Novos Rumos” do Tribunal de Justiça e com a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Natal, tem o objetivo de elevar a escolaridade e alfabetizar 200 pessoas privadas de liberdade em três unidades prisionais.
Em setembro de 2022, foram formadas cinco turmas de alfabetização, quatro na Dinorá Simas, em Ceará-Mirim e uma na João Chaves (Cadeia Feminina) na Zona Norte, e duas turmas de elevação na Raimundo Nonato também na Zona Norte. As aulas aconteciam três vezes por semana contando com a metodologia da educação popular.
Estiveram presentes no evento, um dos coordenadores institucional do SAR, o diácono Márcio Andrade, o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, o Juiz da 2ª Vara Regional da Execução Penal, José Vieira Figueredo, a coordenadora da educação prisional da Subcoordenadoria da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação e Cultura, Raimunda Nadja, a coordenadora do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça, Guiomar Veras, o diretor da Cadeia Pública, o policial penal, João Vitor, e a diretora do Departamento de Promoção à Cidadania, a policial penal Vilma Paixão.
O Diácono Márcio ressaltou a importância da educação na vida das pessoas e partilhou a imensa alegria de ver a transformação na vida daqueles homens. “Eu também tive minha vida transformada pela educação. Sigam nesse caminho, é a melhor escolha que vocês podem fazer”, disse.
O projeto segue com a sua programação de entrega de certificados aos seus alunos e alunas com privação de liberdade, contemplando todas as suas turmas e unidades prisionais nas quais o projeto está inserido.
Commentaires