O feriado nacional de 12 de outubro já é uma data marcante para Santa Cruz, localizada a 115 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Desde 2009, quando o então arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo, através de decreto, oficializou o complexo turístico-religioso da estátua de Santa Rita de Cássia como um santuário católico, a Paróquia e Santuário festejam esse marco histórico com a Romaria da Gratidão.
Além do dia solene da padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, os devotos de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, festejam a gratidão pela construção do santuário da maior estátua católica do mundo.
Todos os anos, centenas de ônibus e outra centena de veículos menores lotam os três estacionamentos para a Missa das 10h, na Praça dos Romeiros, que neste ano de 2024, receberá o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, para presidir a celebração. Este ano a Romaria completa 15 anos de criação, com milhões de devotos e romeiros que visitaram a estátua da madrinha dos sertões para buscar a sua intercessão.
A romaria será transmitida pela TV Santa Rita, através da Pastoral da Comunicação, pelas redes sociais da paróquia e do Santuário de Santa Rita.
留言