
Em preparação à Festa de Nossa Senhora da Apresentação, proponho uma reflexão a partir do evangelho da Anunciação, onde se apresenta a missão da Mãe de Jesus no plano da salvação.
Lectio divina: Leitura orante da Palavra – Lc 1, 26-38:
Introdução – este é o texto do anúncio do nascimento de Jesus. Faz parte do conjunto do NT chamado “Evangelhos da infância” que são formados pelos dois primeiros capítulos dos Evangelhos de Mateus e Lucas. Nesses capítulos são narradas cenas da infância de Jesus, por isso são chamados assim.
1. LER A PALAVRA
São Lucas traz em seu Evangelho a anunciação do nascimento de Jesus. Essa anunciação acontece para Maria. Antes ele tinha narrado o anúncio do nascimento de João, o Batista (cf Lc 1, 5-25). Este anúncio acontece para Zacarias, que estava no Templo, pois era sacerdote.
A intenção de são Lucas é mostrar toda a história e por isso quer ser minucioso nos detalhes. Logo no início do Evangelho ele coloca a sua justificação: “Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se passaram entre nós. Elas começaram do que nos foi transmitido por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever para você uma narração bem ordenada, excelentíssimo Teófilo. Desse modo, você poderá verificar a solidez dos ensinamentos que recebeu” (Lc 1, 1-4).
O texto lembra anúncios de nascimentos de grandes personagens do AT: Gn 18, 9-14: nascimento de Isaac; Jz 13, 2-8: nascimento de Sansão. Ainda encontramos o nascimento de Samuel, que acontece por intervenção milagrosa: 1Sm 1, 4-28.
O esquema do texto é sempre o mesmo: mensageiro, susto diante dele, anúncio, explicações e aceitação da parte que ouve.
2. MEDITAR A PALAVRA
No sexto mês: Lucas indica a relação de Jesus com João Batista. No sexto mês da gravidez de Isabel. A relação fica mais clara com a própria indicação do Anjo: Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril. Mas Maria era jovem e não era estéril. Sara era de idade avançada, a mãe de Sansão era estéril, Ana era estéril, Isabel era de idade avançada e estéril.
O anjo Gabriel: mensageiro de Deus. Ele anuncia o nascimento de João Batista. Encontramos Gabriel no livro de Daniel: Dn 8, 16 e 9, 21. Ele transmite aos homens o que Deus quer revelar. Quem é o anjo Gabriel? Segundo a tradição da Igreja é um dos 3 arcanjos da hierarquia celeste: Miguel, Gabriel e Rafael. Todos os 3 têm um significado no nome. Todos terminam com El, que é o nome de Deus: Eloim. Todos os 3 estão nas Sagradas Escrituras.
Galiléia, Nazaré: o nome das cidades é característico de Lucas ao apresentar Jesus. JESUS DE NAZARÉ é a indicação de como Jesus é conhecido.
A uma virgem: cumprimento da profecia em Is 7, 14. O texto fala de uma jovem, mas são Jerônimo traduziu por virgem.
Desposada, prometida em casamento: certamente noiva, ou como vai notar Mateus: ela, antes de coabitarem...
José: esposo de Maria, o carpinteiro. Em Mateus o anúncio do nascimento de Jesus acontece para ele: Mt 1, 18-25. Ele era da casa de Davi. Jesus é considerado descendente de Davi.
Ave, cheia de graça: no grego, “kekaritomene”. É uma flexão da expressão Karis, que quer dizer GRAÇA. Maria é plena, cheia. Nela a graça habitou.
Maria perturbou-se: por que? É normal, foi um grande elogio, uma saudação ímpar. Uma exaltação, um louvor. Qual o significado? O Senhor está contigo, ela é templo, é morada. Deus habitava o Templo de Jerusalém e Maria era consciente disso. Por isso ela perturbou-se.
Encontraste graça diante de Deus: é ela a escolhida para conceber o Messias.
Jesus: Deus salva. Ocupará o trono de Davi: 2Sm 7, 12-16. A casa de Jacó, é Israel, o povo de escolhido de Deus. Jacó e seus 12 filhos, as doze tribos: Ap 21, 12ss.
Como será isso? Não é dúvida, como em Zacarias: Como vou saber se isso é verdade? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada (Lc 1, 18). É pedido de explicação do modo como será feito.
A resposta do anjo: v. 35. Ver a sombra do Altíssimo: evoca a presença de Javé: cf. Ex 13, 22 (a nuvem luminosa); Sl 17, 8 (as asas do pássaro); Sl 57, 2; Sl 140, 8.
Para Deus nada é impossível: expressão que encontramos no relato da promessa do nascimento de Isaac: Gn 18, 14. Também em Jr 32, 27.
A resposta de Maria: Eis aqui, a serva do Senhor. Resposta que encontramos em quase todos os relatos de vocação: ver Is 6, 8.
3. A PALAVRA ILUMINA A NOSSA VIDA
O Plano de Deus: envio-missão do Filho. Gl 4, 4-6. Do anúncio do anjo percebemos: Deus opera em Maria para que ela seja a mãe do seu Filho: Lc 1, 35: ...será chamado Filho de Deus.
Na encarnação vemos a ação de toda a Trindade, Pai e Filho e Espírito Santo: Lc 1, 35. A ação de Deus é sempre assim: todas as ações de Deus ad extra são comuns as três Pessoas.
Mas as Pessoas agem cada uma na ação ad extra. A graça, da qual Maria é cheia, plena, se torna carne em seio ventre. Para se dar aos homens e as mulheres. O santo que nasce dela: é Jesus, aquele do qual Paulo diz: ele tem a plenitude, cf Cl 1, 19. E ele nos faz participar de sua plenitude, como está em Cl 2, 9-10. Aqui está o sentido da devoção mariana ou do que podemos chamar de o princípio mariano: o que ela recebeu nós vamos receber. E por isso podemos exaltá-la: Bendita és tu entre as mulheres, cf Lc 1, 42.
Também nós somos chamados para uma missão: anunciar o santo que nasceu de Maria. Também em nós, na nossa vida, na nossa história e na nossa caminhada o Espírito vem sobre nós e o poder do Altíssimo nos cobre com sua sombra, por que seguimos o Santo que nasceu de Maria e que é Filho de Deus. Esta é o resumo de nossa fé. Toda a vida da Igreja depende desse anúncio. Portanto somos chamados a viver nessa consciência.