A Arquidiocese de Natal celebra a Missa do Crisma, ou Missa dos Santos Óleos, como também é conhecida, nesta terça-feira, dia 26, às 17 horas, na Catedral Metropolitana. A celebração será presidida pelo arcebispo, Dom João Santos Cardoso, concelebrada pelos quase 200 padres da Arquidiocese, contando também com a participação dos mais de cem diáconos permanentes, além de religiosos, seminaristas e fiéis em geral. Nela, haverá a renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo assim chamada de "Missa da Unidade".
Ainda, durante o rito litúrgico, o arcebispo abençoará três potes com óleos, que serão usados na administração dos sacramentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos, durante todo o ano.
Em anos anteriores, essa celebração acontecia sempre na quinta-feira da Semana Santa, porém, em 2024, atendendo a pedidos dos padres, o arcebispo decidiu antecipar para a terça-feira.
Os fiéis também poderão acompanhar a missa, através da página da Arquidiocese de Natal no Youtube e no Facebook e pela Rádio Rural de Natal – 91.9 FM.
Significado dos Santos Óleos
Óleo do Crisma: É uma mistura de óleo de oliveira e bálsamo do Oriente, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar a força e o perfume de Cristo. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem (diaconato e sacerdócio). A cor que representa esse óleo é o branco. Assim, a ampola que o contém é revestida de um véu branco.
Óleo dos Catecúmenos: Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno (como o óleo que penetra em seu coração), o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu, que reveste a ampola ou o vaso que o contém, é vermelha.
Óleo dos Enfermos: É usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor do véu, que cobre a ampola, é roxa.