top of page

Livro sobre Mãe Luiza é lançado no Rio de Janeiro


O Padre Robério Camilo da Silva e o Dr. Ion Andrade, respectivamente, presidente e vice-presidente do Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição, em Mãe Luiza, zona leste de Natal, se encontram no Rio de Janeiro. Com eles também estão mais três pessoas que atuam em ações ligadas ao Centro. O grupo foi participar, nesta quarta-feira, às 19 horas, do lançamento do livro “Mãe Luiza construindo otimismo”, de autoria do escritor e roteirista Paulo Lins.

O livro já foi lançado na Suíça, em São Paulo e, no dia 4 de maio do próximo ano, será a vez de Natal.


Autor e obra


O escritor e roteirista Paulo Lins está de volta à temática social após 25 anos do lançamento de seu romance Cidade de Deus (1997), que deu origem ao filme homônimo de Fernando Meirelles e Katia Lund (2002). Desta vez, Paulo escreve Mãe Luiza – construindo otimismo, história sobre a comunidade de Mãe Luiza, em Natal.

O autor, que atualmente mora em Itatibaia, no interior de São Paulo, visitou a comunidade Mãe Luiza para escrever o romance. Na primeira parte do livro, Paulo Lins conta a história da criação da favela. A família do sr. José e dona Lúcia com os filhos Regina, Neuza, Chico e Fefedo, é obrigada a fugir da seca do sertão e a imigrar para a cidade grande, onde lutam por um pedaço de terra para chamar de seu, na esperança de uma vida melhor.

Já a partir da segunda parte do livro, Lins descreve como nos últimos 30 anos o distrito de Mãe Luiza passou de uma favela miserável para uma comunidade ativa. Desde a primeira ajuda humanitária para a construção de um ginásio, esse processo é descrito em pequenos artigos e ensaios ilustrados. A documentação demonstra de forma impressionante como a transformação foi alcançada passo a passo, com a ajuda de muitos, estabelecendo as bases para o progresso contínuo. Menos crime, melhor educação e uma sociedade mais justa – muito já foi feito e ainda mais é possível, no futuro.

bottom of page