top of page

Festa da padroeira da Arquidiocese de Natal começa dia 11


Tem início no próximo sábado, 11, a festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. Às 16 horas, na antiga Catedral, será celebrada missa, presidida pelo pároco, Padre Bianor Júnior. Durante a celebração, haverá a acolhida das capelinhas com a imagem da padroeira, que estavam em peregrinação pelos lares dos fiéis. Às 18h30, os fiéis sairão em procissão, da antiga Catedral para a Catedral Metropolitana. Ao final da procissão, haverá hasteamento das bandeiras e missa, presidida pelo bispo da Diocese de Petrolina (PE), Dom Francisco Canindé Palhano.


Programação da festa


No período de 13 a 20, às 6h, haverá o “terço caminhante”, saindo da Igreja do Rosário para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), concluindo com a missa dos peregrinos. Ainda, na antiga Catedral, às 16h30, acontecerá a celebração da missa.

Na Catedral Metropolitana, às 19h, haverá celebração de novena e funcionamento de quermesse. De segunda a sábado, também serão celebradas missas às 11h e às 16h30, e, aos domingos, às 7h, às 11h e às 19 horas.

No dia 21, a programação de encerramento será intensa, iniciando na madrugada, com a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, e missa, na Praça das Mães, situada na Av. Câmara Cascudo, na Cidade Alta, se estendendo até o final da tarde, quando haverá a procissão com a imagem da padroeira, pelas ruas do centro da capital.


Atividades culturais


Além da quermesse, com funcionamento de barracas e atrações musicais, todas as noites, a programação sócio-cultural também contará com a 2ª edição do Angelus Potengi e com a 2ª Corrida e Caminhada da Padroeira.


O Angelus Potengi será um passeio de barco pelas águas do rio Potengi, nas tardes dos dias 18 e 19, saindo às 15 horas, no Iate Clube Natal, passando pela Pedra do Rosário, retornando ao Iate. O objetivo é levar os fiéis a reviverem o trajeto percorrido pela imagem de Nossa Senhora da Apresentação, em 1753. Em cada dia, o grupo será acompanhado de um sacerdote, que conduzirá momentos de oração e reflexão, ao som de um saxofone. O Angelus também acontecerá na madrugada do dia 21, por ocasião da procissão fluvial, com destino à Pedra do Rosário. Os ingressos estão à venda na antiga Catedral. Mais informações no telefone 3615-2808.


A outra atividade será a 2ª Corrida e Caminhada da Padroeira, que acontecerá dia 18 de novembro, com um percurso de 5 Km. A largada está prevista para as 16 horas, em frente à Catedral Metropolitana, situada na Av. Deodoro da Fonseca, no centro da capital. Depois, segue para a Ribeira, passando em frente à Pedra do Rosário, na Avenida do Contorno, Viaduto do Baldo, Av. Deodoro da Fonseca, retornando para a Catedral. As inscrições estão abertas no site rncrono.com.br.


A programação completa da festa está disponível no endereço https://www.arquidiocesedenatal.org.br/festadaapresentacao2023

Comments


bottom of page