Diác. Eduardo Wanderley
Paróquia de São Camilo de Léllis - Lagoa Nova - Natal
A época do Natal é um tempo em que vivemos das alegrias, dos presentes, das confraternizações. Desejamos um feliz Natal, ceiamos juntos. Enfim, é um momento familiar. Em meio a essas alegrias, o nosso religioso sempre busca um sentido transcendente. Mas o que o Natal significa mesmo?
A grande manifestação de Deus para nós cristãos é o nascimento na carne de Jesus Cristo. Essa verdadeira Epifania que nos oferece muito mais que um momento celebrativo. O amor de Deus por suas criaturas atinge seu ápice em Jesus Cristo. Nele passamos a nos irmanar. Um Deus tão pequeno e tão grande! Mistério.
O Natal, que não significa apenas celebrar, mas entrar no mistério, não pode ser vivido sem estarmos devidamente preparados. Por isso o tempo do Advento é o caminho dessa manifestação.
O tempo que deve ser vivido em família. O tempo que nos faz montar o presépio. O tempo que nos traz a árvore de Natal com suas luzes encantadoras. O tempo da coroa do advento.
Em nossas casas, como nos preparamos para o Natal? Que manifestação humana nos acompanha? Em sua casa, na minha, como está a decoração? Que sinais de esperança ela nos leva a ter? O tempo é para isso por primeiro, para a manifestação da esperança. Os sinais devem nos acompanhar nessa caminhada. Sem eles, viveremos apenas mais um Natal.
Os gestos concretos desse tempo devem ser testemunhas de nossa esperança para um mundo melhor, para nossa utopia, para nossos sonhos. Sem utopias nos maquinizamos. Que a manifestação do divino se torne a manifestação humana, com a concretude das testemunhas de um grande amor. Feliz Advento!