top of page

ARTIGO - A Irmandade dos Passos prepara bicentenário (1825-2025)

Por Pe. José Freitas Campos

Do clero da Arquidiocese de Natal


As diversas narrativas da história da Igreja no Brasil são consensuais em afirmar que durante o período do Brasil Colônia (Séc. XVI,XVII,XVIII) era comum entre os fieis se organizarem em Irmandades leigas, formadas em sua grande maioria, por pessoas pertencentes ao mesmo grupo social ou seja: os brancos, os negros, os militares entre outros. Cada um deles participava de sua própria Irmandade.


Cada Irmandade, por sua vez, possuía seu santo de devoção, suas vestes próprias e seus ritos. Entre as diversas atividades por elas realizadas estavam as obras de caridade, e a colaboração entre os devotos e a realização dos ritos funerais. Assim sendo a irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos instituída em 1825 estava conectada diretamente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral). Era ela que através da ação evangelizadora do provedor com seus membros tomava diferentes iniciativas. Esta Irmandade era composta somente por homens brancos, intelectuais e de um nível econômico bastante elevado.


Coube a Irmandade dos Passos ao longo dos seus 200 anos preparar e organizar com muito esmero e organização a Festa da Páscoa. Cabia a mesma preparar desde o período da Quaresma as diversas procissões entre as quais se destacava a Procissão do Encontro saindo da Igreja do Bom Jesus das Dores com a imagem de Nossa Senhora da Soledade e fazendo acontecer este grande e comovente encontro de fé com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos em frente ao Palácio do Governo no qual acontecia o majestoso sermão.


Entre os provedores que a Irmandade já possuiu destaca-se a figura do Senhor Teodorico que entre as suas conquistas conseguiu construir um altar lateral dentro da Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, adquiriu uma sede própria na Praça Padre João Maria e o túmulo onde seriam sepultados os membros da mesma Irmandade no Cemitério do Alecrim.


A festa do bicentenário que acontecerá em 2025 terá a sua abertura no dia 14 de setembro deste ano com uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom João Santos Cardoso e o lançamento da logomarca, do selo e do hino oficial. As comemorações alusivas à festa dos 200 anos se estenderão até setembro de 2025. Será um ano de comemorações no contexto do jubileu da Esperança. Pouco a pouco, neste processo comunicativo, seremos informados de todas as realizações que irão acontecer ao longo deste ano bicentenário.


A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos prima por manter a sua tradição a partir de um resgate histórico que iremos fazer ao longo deste ano bicentenário. Cabe aos membros da mesma uma renovação da própria Irmandade à luz do Concílio Vaticano II. O atual provedor Flávio Guedes solicita a generosa colaboração e participação de todos os seus membros fazendo jus a este ano jubilar.


Em suma, por todos os estudos feitos, outras Irmandades existiram em Natal do século XVI ao século XVIIII. Entre elas lembramos a Irmandade do Santíssimo Sacramento, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, a Irmandade do Bom Jesus dos Martírios e a Irmandade de Santo Antônio dos Militares. Que os estudiosos desta área apontem caminhos históricos novos para a Igreja de Jesus Cristo que está presente na Arquidiocese de Natal.

 

Comments


bottom of page