top of page

Arquidiocese lança CF2024 no próximo dia 18

A Arquidiocese de Natal lança, no próximo domingo, dia 18, a Campanha da Fraternidade (CF) 2024, com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23, 8). O lançamento acontecerá nos três vicariatos, ou seja, em três regiões da Arquidiocese. Em nível de Vicariato Urbano, que abrange as paróquias da capital e da grande Natal, será na Catedral Metropolitana, durante a missa, às 11 horas, presidida pelo arcebispo Dom João Cardoso. No Vicariato Sul, o lançamento será com a missa, às 10 horas, presidida pelo coordenador arquidiocesano de campanhas, Padre Robério Camilo da Silva, no Santuário de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz. E, no Vicariato Norte, o lançamento da CF acontecerá na cidade de João Câmara, a partir das 8 horas, com concentração na capela de Nossa Senhora de Fátima. De lá, os fiéis sairão em caminhada até a Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde haverá a celebração da missa. Para o ofertório, os fiéis podem levar produtos de material de limpeza, que serão destinados ao abrigo de idosos de Ceará-Mirim.

 

60 anos da CF

 

A primeira experiência da Campanha da Fraternidade foi realizada na Arquidiocese de Natal, no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então administrador apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. A Campanha tinha como objetivo fazer “uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas desta Arquidiocese”, explicava Dom Eugênio. A comunidade de Timbó, no município de Nísia Floresta, foi o lugar onde a campanha ocorreu, pela primeira vez.

O lançamento foi feito oficialmente numa entrevista do administrador apostólico da Arquidiocese às Rádios Rural de Natal e Poty. Dizia, então, Dom Eugênio: “Não vai lhe ser pedida uma esmola, mas uma coisa que lhe custe; não se aceitará uma contribuição como favor, mas se espera uma característica do cumprimento do dever; um dever elementar do cristão. Aqui está lançada a Campanha em favor da grande coleta do dia 8 de abril, primeiro domingo da Paixão”.

A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses da Região Nordeste.  Ainda em 1963, no dia 26 de dezembro, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Helder Câmara, enviou carta circular a todos os bispos comunicando que a CF de 1964 seria em âmbito nacional e teria como tema “Lembre-se: você também é Igreja”.


Na última quinta-feira, dia 17, a TV Aparecida exibiu o programa Arquivo A, contando a história da Campanha da Fraternidade. O programa está disponível no https://www.youtube.com/watch?v=AOXP732NGms



 

Comentários


bottom of page